Muito se fala das dificuldades de educar alunos sem interesse em participar das aulas, que são desmotivados e não estão dispostos a corresponder com o método de trabalho proposto. Portanto, entra aí o papel do educador em preparar as aulas com métodos diferenciados, com criatividade e novidades. Procurar fazer uma aula diferente da outra, utilizando tecnologias de ilustração como vídeos, CDs, DVDs e pesquisas na Internet, assim, ele vai surpreender e cativar seus alunos sempre. Avançaremos mais se aprendemos a equilibrar planejamento e a criatividade, a organização e a adaptação a cada situação, a aceitar os imprevistos, a gerenciar o que podemos prever e a incorporar o novo, o inesperado. Avançaremos mais pela educação positiva do que pela repressiva. Precisamos ajudar o aluno a acreditar em si, para que se sinta seguro, que se valorize como pessoa, que se aceite plenamente em todas as dimensões da sua vida. Se o aluno acredita em si, será mais fácil trabalhar os limites, a disciplina, o equilíbrio entre direitos e deveres, a dimensão grupal e social.
Referências
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário